BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Aves
Dentro dos vertebrados terrestres, o grupo das aves é o que apresenta maior número de espécies. As cerca de 10 000 espécies de aves que habitam atualmente o nosso planeta demonstram uma capacidade de adaptação ambiental fascinante, marcando presença em praticamente todos os ecossistemas terrestres. Muitas espécies de aves toleram satisfatoriamente a presença humana e é considerável a diversidade de espécies que consegue viver em ambiente urbano.
 
No Parque de Serralves já foram observadas mais de 90 espécies de aves, embora, destas, cerca de 40 sejam consideradas acidentais. Melros, gaios, chapins e piscos-de-peito-ruivo são algumas das espécies que se observam com mais facilidade em qualquer altura do ano, no Parque.
 
Conheça mais sobre as aves no Parque consultando os Recursos disponíveis e participando nas Atividades organizadas pela Fundação. Contribua para o conhecimento sobre as aves participando no projeto de Monitorização pelo Cidadão.
 
Recursos
Para saber mais sobre aves, disponibilizamos neste espaço informação que poderá consultar. Convidamo-lo a visitar Serralves e a realizar em autonomia as atividades sugeridas pela nossa equipa.
 
Programa de Atividades
Saiba mais e participe nas atividades organizadas pelo Serviço Educativo ao longo do ano.
Ver mais Ver menos
Participe
Nome ComumPeto-real
Nome CientíficoPicus viridis
Estatuto de Conservação
Portugal:LC - Pouco Preocupante
Global:LC - Pouco Preocupante
Participe
Regime alimentar : Formigas, capturadas geralmente dos formigueiros. 
Abrigo:Ninho em buraco perfurado nas árvores.
Época de Reprodução: Meados de abril a agosto.
Época de avistamento mais provável no Parque : Todo o ano.
Curiosidades : Têm uma língua muito comprida (10 cm) e uma saliva peganhenta que, ao ser inserida nos formigueiros, aprisiona as presas.

« voltar

Seara.com